terça-feira, 30 de setembro de 2008

ESSA POSTAGEM É SOBRE SAÚDE, MAS SERVE DE EXEMPLO PARA MUITAS COISAS QUE SÃO DITAS NO SETOR ELÉTRICO POR "ESPECIALISTAS"

by Ivo Pugnaloni 0 comments

Dois jornalistas, um alento


Dois jornalistas dos quais tenho o privilégio de privar da amizade estão desmontando um esquema odioso e desumano que custo a crer que possa existir em pleno século XXI, e que mostra a face mais hedionda do capitalismo.

Refiro-me à jornalista especializada em saúde Conceição Lemes e a Luiz Carlos Azenha, e às denúncias da primeira e ao espaço concedido a ela pelo segundo em seu site, o “Vi o Mundo”, para que denunciasse um esquema incrivelmente maligno em que “especialistas” nacionais e estrangeiros defendem o uso do “amianto branco” (crisotila) nas indústrias.

“As denúncias publicadas pelo Vi o Mundo mudaram a história no Brasil. São um divisor de águas: antes e depois delas”, afirma Fernanda Giannasi, símbolo da luta contra o amianto no País. “Muita gente foi enganada por esses médicos da indústria travestidos de pesquisadores neutros e professores éticos das nossas mais importantes universidades.”

“Os juízes, ao lerem um relatório deles, aceitavam-no como a grande verdade científica. Os trabalhadores acreditavam que estavam sendo encaminhados a médicos ilibados de faculdades da maior credibilidade. Políticos os reverenciavam assim como a imprensa nacional, que, antes de publicar qualquer queixa nossa, ia ouvir essas ‘autoridades médicas’”, ilustra Fernanda Giannasi. “Agora, está provado que nem os médicos nem as pesquisas deles são isentas. Ao contrário: a pesquisa é um relatório feito sob encomenda para a indústria do amianto. Eles macularam a imagem de suas instituições, que acabaram legitimando as teses da segurança do uso da crisotila no país e sua inocuidade à saúde pública.”

Baseados nas reportagens Aldo Vicentin, mais uma vítima do Amianto e Médicos disseram que Manoel estava bem de saúde. Mas ele tinha câncer no pulmão, publicadas pelo Vi O Mundo, a Abrea solicitou ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e às instituições envolvidas a apuração das denúncias.

A Abrea representa milhares de vítimas do amianto no País, organizadas em seis estados da nossa federação -- São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Goiás e, mais recentemente, Minas Gerais.

O Cremesp abriu sindicância, a USP constituiu uma comissão de averiguação. Agora, com esta matéria que entrou ontem no Vi O Mundo sob o título Perito 'suíço' em amianto foi pago pela indústria brasileira do amianto , Conceição Lemes e Luiz Carlos Azenha trazem novas revelações sobre o esquema milionário que move o Lobby do amianto no mundo.

Esses dois jornalistas, juntos, desmascararam um lobby nacional, primeiro, e outro internacional, agora. E sabem o que ganharam para fazer esse trabalho? Sabem em troca de quê a Conceição Lemes gastou dias, semanas e meses pesquisando? Foi em troca do prazer de fazer bom jornalismo, de ajudar a interromper a exposição de trabalhadores a uma matéria-prima que os está matando.

Pergunto a vocês: não é um alento saber que existem pessoas como a Conceição e o Azenha?
Escrito por Eduardo Guimarães às 11h27

Comments 0 comments

Ivo Augusto de Abreu Pugnaloni
Engenheiro eletricista, ex-diretor da COPEL, atual diretor da ENERCONS Consultoria em Energia Ltda.
ivo@enercons.com.br

Receba novos posts por e-mail

Parcerias

Portal PCH CERPCH

Categorias

Apresentações

IV Conferência de PCH - Mercado & Meio Ambiente

IV Conferência de PCH - Mercado & Meio Ambiente
Ivo Pugnaloni apresenta contra a proposta da ANEEL que defende fim do critério das terras para autorizar PCHs.

________________________________

Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Câmara

Mudanças na Regulamentação de Pequenas Centrais Hidroelétricas pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL
Apresentação de Ivo Pugnaloni contra a proposta da ANEEL , que instituiu a preferência exclusiva, para o autor do inventário, no processo de autorização de PCHs.