quinta-feira, 3 de julho de 2008

A DEMORA DAS PCHs É CULPA DO CRITÉRIO DE PRIORIDADE AOS PROPRIETÁRIOS DE TERRAS. ALGUÉM SABE ONDE SAIU ISSO?

by Ivo Pugnaloni 0 comments

Goebbels, célebre ministro da Propaganda do III Reich, já dizia: "Repita uma mentira várias vezes e ela se tornará verdade".

Catilina, senador da Roma Antiga, parece que também era partidário dessa tese.
Os “releases” da ANEEL para a mídia nos últimos dias, tem dito que as modificações são para “agilizar a construção de PCHs”.Essas notas à imprensa devem estar copiando a Nota Técnica 107/08 que tenta mas nem de longe consegue justificar o inexplicável.

A pergunta é: onde está o estudo oficial da Agência que prova que é o critério da propriedade das terras que “atrasa as PCHS”?Em qual Nota Técnica onde isso fica provado?

Qual é sua data?

Quem são seus autores?

Onde estão as estatísticas que provam essa afirmação absolutamente gratuita?

As estatísticas oficiais divulgadas nas “Informações Gerenciais” da própria ANEEL desmentem completamente essa “tese” de que esteja havendo demora na construção de mais PCHs “devido à demora nas Autorizações”!!!

Pelo amor de Deus! Jornalistas , principalmente os empregados em órgãos públicos , tem obrigação estatutária de dizer só a verdade, ou pelo menos serem convencidos dela por seus chefes, com argumentos comprováveis e lógicos.

A Assessoria de Imprensa de um órgão público não é a Redação de uma Revista Semanal, que escreve tudo o que seu dono mandar”, como naquela brincadeira de roda, contra quem ele quiser, sem precisar provar nada!

Onde esse conceito, repetido à exaustão pela Nota Técnica 107/08 foi provado por funcionários isentos, trabalhando sem influência da hierárquia, ou de “agentes do mercado” como diz a Nota Técnica 107/08, de acordo apenas com sua consciência profissional e com os dados objetivos que levantaram?Quem ler a Nota Técnica 107/2008 percebe que a “culpa do critério de propriedade da terra” é apontada sumariamente logo no começo, como se fosse uma verdade absoluta, uma tese pré-concebida, que os encarregados de elaborá-la receberam pronta, como se fosse uma “encomenda”.Onde estará a prova de que o atraso na construção de PCH não está em outra área que não na liberação de autorizações?

Por exemplo, onde está o estudo que prova aos autores da Nota Técnica 107/2008 que, antes de afirmarem o que afirmam, analisaram e compararam as estatísticas da área de fiscalização de geração com as da área que libera as autorizações, para determinar onde está “o gargalo” ?
Afinal se as autorizações expedidas pela ANEEL para PCHs aumentaram em 400% ao ano,( em potencia ) entre 2003 e 2007 comparativamente a 1998 e 2002, porque a entrada em operação não subiu na mesma proporção?
Onde está a analise dos motivos alegados pelos autorizados para não colocarem em operação as usinas autorizadas a eles depois de anos e anos?

Onde estará a auditoria da veracidade desses motivos?

Onde estará a estatísticas da desvairada mudança de titularidade que alguns empreendimentos, submetidos a esse tipo de “leilão” privado do uso de bem público , vem apresentando?Onde está a razoabilidade dos argumentos dos “contra os que tem a terra”?Como saber se toda essa repetição não comprovada de uma verdade não é apenas fruto da pressão de grandes players sobre a Agência que devia ser imparcial, isenta?

Comments 0 comments

Ivo Augusto de Abreu Pugnaloni
Engenheiro eletricista, ex-diretor da COPEL, atual diretor da ENERCONS Consultoria em Energia Ltda.
ivo@enercons.com.br

Receba novos posts por e-mail

Parcerias

Portal PCH CERPCH

Categorias

Apresentações

IV Conferência de PCH - Mercado & Meio Ambiente

IV Conferência de PCH - Mercado & Meio Ambiente
Ivo Pugnaloni apresenta contra a proposta da ANEEL que defende fim do critério das terras para autorizar PCHs.

________________________________

Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Câmara

Mudanças na Regulamentação de Pequenas Centrais Hidroelétricas pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL
Apresentação de Ivo Pugnaloni contra a proposta da ANEEL , que instituiu a preferência exclusiva, para o autor do inventário, no processo de autorização de PCHs.